segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rissóis de atum

Depois de quatro dias de molho, a comer pouco mais que gelados... vinguei-me na bimby! Durante uma das sestas inerentes à recuperação da amigdalite sonhei com estes rissóis. Verdade, verdadinha! Costumo fazer este recheio com natas - em vez do béchamel - e uso-o para fazer um empadão de atum, adorado por todos. Sonhei precisamente que trocava as natas por béchamel, para engossar o recheio, e que fazia massa de rissóis... só eu! Assim que acordei tratei de pôr mãos ao trabalho e, com a preciosa ajuda do meu marido, bimbámos o suficiente para 5 dúzias de rissóis. Faltaram os cogumelos que não tinha.

Para o recheio dos rissóis:

1 cebola

2 dentes de alho

5 latas de atum (das normais) escorridas

azeite qb

1 folha de louro

sal, pimenta preta e noz moscada, qb

Molho béchamel

Preparação:

Fiz o refugado num tacho enquanto bimbava o béchamel, para não perder tempo. Num tacho, fazer o refugado com o azeite, cebola, o alho e a folha de louro. Juntar o atum escorrido. Desfazer o atum e temperar a gosto. Juntar o béchamel e envolver muito bem. Rectificar os temperos.

Para o béchamel:

600 gr de leite

60 gr de farinha

40 gr de mateiga

sal, pimenta e noz moscada, qb

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min., temp. 90, vel. 4.

Para a massa dos rissóis:

500 gr de água

500 gr de farinha

60 gr de manteiga

10 gr de azeite

1 pitada de sal

Preparação:

Colocar no copo a água, a manteiga, o azeite e o sal. Programar 5 m., temp. 100, vel. 1. Juntar a farinha e programar 20 seg, vel. 4.

Nota: A massa fica às bolinhas. Temos que a retirar da bimby e amassar um pouco com as mãos, para a tornar uniforme. Deve ser estendida ainda quente. O resto já sabem... estender a massa, rechear a gosto, passar por ovo e pão ralado e fritar. Nós fritámos uns quantos para provar e os restantes já estão congelados.