quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bolo Rainha

Eu pertenço ao clube das pessoas que não gostam de frutos cristalizados portanto, cá em casa, só se come bolo rainha. Vi esta receita na teleculinária especial robot de cozinha de Janeiro de 2009 e andava desde então com vontade de tentar a minha sorte. Aproveitei a feira de Outono que se faz cá na terrinha todos os 6 de Novembro e abasteci-me de nozes, pinhões, avelãs, amêndoas e passas. Tenho a dizer que não volto a gastar dinheiro em bolos de pastelaria ou de supermercado. Ficou um bocadinho seco demais para o meu gosto e a próxima experiência será com a massa do bolo rei que está no livro base, mas usando só passas e frutos secos. Fica um bolo enorme e compensa dividar a massa e fazer dois bolos mais pequenos em vez de um. Não pincelei o bolo com a gema e o leite, mas ficou bem douradinho. O sabor é muito bom e até o Joãozinho aprovou!

Ingredientes:
600 gr. de farinha
200 gr de açúcar
Miolo de noz a gosto
Amêndoa (usei laminada) a gosto
Pinhões a gosto
Avelãs a gosto
Passas a gosto
80 gr. de manteiga
6 ovos
50 gr. de whisky
50 gr. de água
Casca de uma tangerina
1 saqueta de Fermipan
1 pitada de sal

Preparação:
Deitar a casca de tangerina no copo e ligar, progressivamente, nas velocidades 5, 7 e 9 durante 30 seg.
Passar a espátula e juntar a água, os ovos, a pitada de sal, o whisky, o açúcar, a manteiga, a farinha e o fermento e ligar 6 min., na vel. Espiga.
Deixar a massa repousar e crescer.
Estender a massa, juntar os frutos secos e as passas, amassar e enrolar.
Dispôr a massa com o formato do bolo rainha e colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha (eu usei um tapete de silicone). Enfeitar com frutos secos e passas.
Untar com óleo o exterior de um recipiente pequeno que possa ir ao forno (eu usei uma forma pequena de souflé) e colocar no bucaco central do bolo, para que a massa não feche durante a cozedura.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 25 min.
Verificar se está cozido, retirar do forno e polvilhar com açúcar em pó.

1 comentário:

SRC disse...

hmmmm...
vendes pra fora??lolol