quarta-feira, 27 de maio de 2009

Crepes

Como me esqueci de pôr pão a fazer na MFP (máquina de fazer pão) e o programa leva umas boas 3 horas a fazer o dito cujo, tive que desenrascar qualquer coisa para o lanche. É também por isto que gosto tanto da minha "bimba", tem sempre uma ideia a jeito para ser experimentada. Sou fã de crepes e nunca tinha feito a receita da bimby... pois, foi hoje! E ficaram bons, tão bons! O da imagem está coberto de doce de abóbora caseiro, feito pela minha avó paterna. Ainda comemos uns com doce de morango "à lá bimby" e outros com... nutella, pois claro! Escusado será dizer que depois desta pequena orgia alimentar não tenho fome para jantar...

Ingredientes:

250 gr. farinha

500 gr. leite

2 ovos

1 colher de sopa de azeite

1 pitada de sal

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 seg., na vel. 6.

Depois é só fritá-los. Eu usei a minha frigideira anti-aderente própria para crepes e panquecas, untei-a com um pouco de óleo (retirei o excesso com papel de cozinha) et voilá!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arroz de Polvo

Ontem fiz para o almoço um polvo que a minha mãe me tinha dado há uns tempos. Confesso que nunca tinha feito arroz de polvo. Como não costumo usar a panela de pressão, telefonei à minha mãe para saber como cozer o bicharoco. Fácil. Muito fácil e ficou bem tenro! Lembrei-me que o Livro Base tem a receita do Arroz de Polvo, et voilá! Ficou óptimo, muito saboroso! Até eu, que não sou grande apreciadora, repeti a dose! Só chamo a atenção para facto de a receita referir que dá para 6 pessoas... pois, era capaz de ser, mas cá em casa só deu para três e não sobrou um único grão de arroz para contar história.

Ingredientes:
1 polvo médio cozido (reservar a água)
350 gr de arroz agulha ou carolino (usei carolino)
70 gr de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
300 gr de tomate (usei uma lata de tomate pelado)
Coentros
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Colocar o azeite no copo e programar 3 min., tem. Varoma, vel., 1 1/2.
Juntar a cebola e os alhos e picar 6 seg., vel. 5.
Adicionar o tomate e programar 7 min., temp. 100, vel. 1 1/2.
Juntar o polvo cozido e partido em pedaços, temperar a gosto e programar 7 min., temp. 100, vel. Colher Inversa.
No final do tempo juntar o arroz e programar 3 min., temp. 100, vel. Colher Inversa.
De seguida, juntar a água de cozer o polvo e acrescentar o resto de água até completar 800 gr. Programar 15 min., temp. 100, vel. Colher Inversa.
No final, salpicar com coentros picados.

Nota: A foto foi tirada com o telemóvel e o arrozinho foi atacado logo de seguida!

domingo, 10 de maio de 2009

Bolachas Americanas

Há bolachas e bolachas. Como uma destas sempre que vou ao Starbucks e hoje, ao aproveitar o meu primeiro Domingo em casa desde há uns bons meses, decidi experimentar a receita que vem no livro dos Doces e Sobremesas. Uma dose dá para 15 bolachas e, acreditem em mim, ficam divinais!!! Se soubesse que ficavam tão boas já as tinha feito há mais tempo e tinha feito a dose a dobrar. E o melhor de tudo é que a massa se faz num minuto, molda-se super-bem (não se cola às mãos) e depois é só esperar que passem os 15 min. de forno para as degustar. Ficam meio crocantes por fora e suaves e húmidas por dentro... uma perdição! A receita que vem no livro (pelo menos no meu) tem uma gafe, repete duas vezes a quantidade de farinha, eu só pus uma vez, lol. Também diz para pôr pepitas e chocolate, como eu não tinha coloquei 120 gr de chocolate de culinária no copo da bimby e dei uns gospes de turbo até ficar com o chocolate em pedacinhos pequenos.
Ingredientes:
1 ovo
80 gr. de açúcar (na receita diz 100 gr.)
1 pitada de sal
180 gr. de farinha
60 gr. de manteiga (usei Planta)
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
100 gr. de pepitas de chocolate

Preparação:
Colocar todos os ingredientes, excepto o chocolate, no copo e misturar 15 seg. na vel. 5. Juntar as pepitas de chocolate e misturar alguns segundos na vel. 4.
Formar pequenas bolas de massa, colocá-las num tabuleiro (eu usei uma base de silicone, se não tiverem terão que untar) e espalmar ligeiramente.
Levar ao forno 15 min. a 180 graus.

(antes de depois de saírem do forno)

Nota: As bolachas crescem bastante, é importante deixar espaço entre elas para que não colem umas às outras. Quando saem do forno vêm molengonas, por isso é preciso deixar arrefecer antes de as tirar do tabuleiro. Só depois de arrefecidas é que ficam ligeiramente crocantes por fora.

Ainda não desistimos!

A minha companheira de blog anda uma desnaturada, oh "melher", então e umas receitinhas para a malta experimentar?! Agora já passou a lufa-lufa da festa, já não tens desculpa!

Já aqui a "je" bimba todos os dias (evidentemente), mas depois... ou come-se tudo antes das fotos, ou esqueço-me de as tirar, ou falta o tempo... mas! Tenho ali acabadinhas de sair do forno umas bolachinhas (ou bolachonas) americanas que estão divinais!!! Já cá venho mais tarde para publicar a receita (que está no livro dos Doces e bolos). Já experimentei outras receitas, mas não tenho fotos... mas sempre fica o registo da experiência! Até já!