sexta-feira, 22 de abril de 2011

Folar da Páscoa

Confesso que não sou grande fã de folar. Ou, pelo menos, não era. Os folares que conheço são massudos e pesadões, enrolam-se na língua e são enjoativos (penso que levam erva doce ou coisa que o valha). Mas estes não são nada assim. Ficam fofos e parecem um pão doce com travo a requeijão e laranja. Cá em casa ficaram aprovadíssimos! A receita retirei do livro "Bimby - Receitas com história" e segui-a religiosamente, excepção feita ao fermento que usei de saquetas em vez de padeiro. Com estas quantidades fiz dois folares.


Ingredientes:


2 ovos;
170 gr de açúcar;
50 gr de manteiga (usei sem sal);
50 gr de sumo de laranja;
200 gr de requeijão;
1 saqueta de fermento Vahiné;
40 gr de leite;
600 gr de farinha tipo 65 (sem fermento);
2 ovos para decorar;
1 gema de ovo para pincelar



Preparação:
Colocar no copo os 2 ovos, o açúcar, a manteiga e o sumo. Programar 5m., 37º, vel. 3.
Adicionar o requeijão, o fermento e o leite e programar 1 min., vel. 3.
Juntar a farinha e programar 40 seg., vel. 3 e de seguida 2 min., vel. Espiga.


Retirar a massa do copo, formar uma bola, colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar duplicar de volume num local morno (coloquei dentro do forno a 40º durante aproximadamente 1h30).


Reservar massa para fazer 4 tiras. Com a restante massa formar duas bolas, colocar os ovos no centro e cruzar as tiras de massa reservadas por cima destes. Pincelar com a gema de ovo. Colocar num tabuleiro (usei o tapete de silicone, por isso não foi necessário untar nem polvilhar) e deixar levedar cerca de meia hora.


Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30-40 min. Dez minutos antes do final da cozedura, cobri os folares com papel de alumínio para não ficarem queimados.


1 comentário:

Mamã Nocas disse...

Ai Mara que bom aspecto...mnham!