quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bouchées de atum

Que é como quem diz folhadinhos de atum. Como este blogue estava a tornar-se numa verdadeira doçaria, e não fosse alguém pensar que eu sou uma grande gulosa, decidi partilhar o resultado desta receita que vem na Teleculinária Robot de Cozinha deste mês. Fiz para o lanchinho de aniversário da Rita e ficaram excelentes!



Ingredientes:


2 latas de atum


2 embalagens de massa folhada fresca (de compra: do pingo doce, continente ou lidl);


250 gr de leite


30 gr de manteiga


30 gr de farinha


1 gema


salsa picada (não gosto de salsa, não usei)


sal e pimenta qb


Preparação:


Deitar os 250 gr de leite para o copo, juntar a manteiga e a farinha, temperar com sal e pimenta e programar 4 min, temp. 90, vel. 3,5.


Escorrer bem o atum, defiá-lo e adicionar ao copo; juntar também a salsa picada - para quem a usar, que não foi o caso -, envolva com a espátula e deixe arrefecer.


Ligar o forno a 200º. Colocar uma massa folhada por cima da outra e passar ligeiramente com o rolo da massa, de modo a ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Com a juda de cortadores de biscoitos ou massas corte a massa em pequenos círculos - eu usei diversas formas - e coloque-os num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel próprio ou com um tapete de silicone. Pincele as rodelas com a gema batida e leve ao forno até ficarem douradinhos. É suposto que fiquem com altura suficiente, de modo a poderem ser cortados ao meio no sentido longitudinal.


Retirar do forno, descolar de imediato com uma espátula, deixar arrefecer um pouco e cortar depois as rodelas ao meio. Rechear a gosto com a mistura de atum como se vê na foto e servir.


Sem comentários: