domingo, 10 de maio de 2009

Bolachas Americanas

Há bolachas e bolachas. Como uma destas sempre que vou ao Starbucks e hoje, ao aproveitar o meu primeiro Domingo em casa desde há uns bons meses, decidi experimentar a receita que vem no livro dos Doces e Sobremesas. Uma dose dá para 15 bolachas e, acreditem em mim, ficam divinais!!! Se soubesse que ficavam tão boas já as tinha feito há mais tempo e tinha feito a dose a dobrar. E o melhor de tudo é que a massa se faz num minuto, molda-se super-bem (não se cola às mãos) e depois é só esperar que passem os 15 min. de forno para as degustar. Ficam meio crocantes por fora e suaves e húmidas por dentro... uma perdição! A receita que vem no livro (pelo menos no meu) tem uma gafe, repete duas vezes a quantidade de farinha, eu só pus uma vez, lol. Também diz para pôr pepitas e chocolate, como eu não tinha coloquei 120 gr de chocolate de culinária no copo da bimby e dei uns gospes de turbo até ficar com o chocolate em pedacinhos pequenos.
Ingredientes:
1 ovo
80 gr. de açúcar (na receita diz 100 gr.)
1 pitada de sal
180 gr. de farinha
60 gr. de manteiga (usei Planta)
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
100 gr. de pepitas de chocolate

Preparação:
Colocar todos os ingredientes, excepto o chocolate, no copo e misturar 15 seg. na vel. 5. Juntar as pepitas de chocolate e misturar alguns segundos na vel. 4.
Formar pequenas bolas de massa, colocá-las num tabuleiro (eu usei uma base de silicone, se não tiverem terão que untar) e espalmar ligeiramente.
Levar ao forno 15 min. a 180 graus.

(antes de depois de saírem do forno)

Nota: As bolachas crescem bastante, é importante deixar espaço entre elas para que não colem umas às outras. Quando saem do forno vêm molengonas, por isso é preciso deixar arrefecer antes de as tirar do tabuleiro. Só depois de arrefecidas é que ficam ligeiramente crocantes por fora.

4 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

Bem, essas bolachas devem ser mesmo boas!! Ficaram excelentes as tuas, grandes e de certeza deliciosas!! Beijinhos

Rosa Ardá disse...

Hola:Me ha gustado la receta, así que con vuestro permiso las voy a preparar para poner proximamente en mi blog, por supuesto hablaré de vosotros y pondré un enlace a vuestro blog para que vean de donde he cogido la receta.
Un saludo
Rosa
www.llathermomixderosa.com

Rosa Ardá disse...

Ya he publicado la receta, la podéis ver aquí:
http://www.lathermomixderosa.com/2009/07/galletas-americanas.html
Un saludo y gracias por la receta

Una pulga más disse...

me encantan esas bolachas, creo que voy a copiarte mas de una receta.
un besito desde Oviedo (España)