terça-feira, 13 de abril de 2010

Bolo de morango

Juntando o útil ao agradável - ando com desejo de morangos desde que engravidei (já comi kg deles) e está quase aí o segundo aniversário do João - ando a testar receitas de bolos para fazer para a festa de anos do Joni.
Depois de ter conferenciado com a minha prima, outra bimbólica que gosta de fazer bolos e que também fez o bolo de aniversário da filhota, fiquei a conhecer esta receita da Luísa Alexandra. Claro que tinha que a fazer! Não recheei nem pus cobertura porque era mesmo só para ver como ficava a consistência e o sabor. E o que tenho a dizer é que, depois de o ter deixado arrefecer convenientemente, cheguei à conclusão de que é um atentado contra qualquer dieta. É saboroso, não fica seco, perfeito para fazer em tabuleiro e depois rechear, cobrir e decorar. Só encontro um senão... fica cor-de-rosa, o que para bolo de aniversário de menino é capaz de não ser muito adequado... mas tenho ali um frasco de corante azul e sou bem capaz de deitar umas gotinhas na massa só para lhe mudar a cor e assunto resolvido!
A ideia é fazer este e um de natas ou chocolate, rechear com doce de morango e fazer uma cobertura de chocolate negro. Depois mostro como ficou o bolo final do aniversário do João.

Ingredientes:
5 ovos
150 gr de açúcar (na receita original são 200 gr, achei demasiado)
2 iogurtes com aroma de morango
1 pacote de gelatina em pó de morango
100 gr de margarina
200 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
...
Preparação:
Colocar a borboleta na bimby.
Juntar o açúcar e os ovos e programar 5 min., temp. 37, vel. 4.
No final do tempo programar mais 5 min., vel. 4 (sem temperatura).
Retirar a borboleta e adicionar a margarina, os iogurtes e a gelatina, programando 30 seg., vel. 4.
Juntar a farinha e o fermento e programar 10 seg., vel. 3.
Deitar a massa numa forma (eu usei um tabuleiro) previamente untada com margarina e polvilhada com. farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 190º até estar cozido (mais ou menos 35 min. no meu forno).

3 comentários:

Mãe e Pai Borboleta... disse...

Nao pulverizaste o açucar?
Jokas

Mara disse...

Não, foi mesmo normal...

mamã ET disse...

Experimentei esta receita no bolo do meu aniversário... Como sou um zerinho na cozinha e nem com bimby a "coisa" melhora, ele não ficou com a melhor apresentação do mundo... mas com a cobertura de chocolate que costumo por no bolo de cenoura ficou delicioso... os convidados comentaram que sabia a "chocolate milka de morango"... Vou repetir certamente!!

Obg pela partilha.

Jokitas