quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo fresco de morango

A receita deste bolo vem na revista da Bimby - momentos de partilha, de Junho de 2011. Ando numa de morangos e todas as receitas que os tenham como ingrediente são meio caminho andado para as experimentar. Continuo à procura da receita ideal para o bolo de aniversário da Rita e esta anda lá perto. O único senão é mesmo a cobertura que é limitativa em termos de "enfeites" e não dá para escrever parabéns. De resto, é perfeito, quase divinal! Nunca tinha feito - nem nunca tinha visto qualquer receita - de uma massa assim. Fica tão leve, macia e fofa. Como gosto dos bolos húmidos, fiz de véspera, tal como sugerem na revista.


Ingredientes para o bolo:

6 ovos grandes

200 gr de açúcar

60 gr de farinha Branca de Neve Super Fina com fermento

120 gr de fécula de batata

1 colher de chá de fermento em pó


Ingredientes para a calda:

200 gr de açúcar

850 gr de morangos


Ingredientes para o chantily:

300 gr de natas (mínimo 33% de gordura e bem frescas; encontrei uns pacotes de litro no Intermarché que são especias para bater e resultaram muito bem)

50 gr de açúcar


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.

Colocar a borboleta, deitar no copo as claras e 100 gr de açúcar, programar 8 min., vel 4. Retirar e reservar.

Colocar no copo as gemas e 100 gr de açúcar e programar 4 min., temp. 50, vel. 3.

Adicionar a farinha, a fécula de batata, o fermento e duas colheres de sopa das claras batidas e programar 10 seg., vel. 3.

Juntar este preparado às claras batidas reservadas e envolver com a ajuda de uma vara de arames (não bater, é só envolver);

Colocar numa forma redonda, sem buraco, de aproximadamente 22 cm de diâmetro, previamente untada e polvilhada, e levar ao forno cerca de 35 min. (na receita diz 25 min., mas ao fim desse tempo, no meu forno, estava crú; convém ir verificando a cozedura);

Desenforme o bolo e deixe arrefecer completamente.


Para a calda, colocar no copo bem limpo 600 gr de morangos e 200 gr de açúcar e triturar 10 seg., vel.7. De seguida, programar 4 min., 90º, vel.2.


Para o chantily, colocar no copo bem limpo a borboleta, juntar as natas e 50 gr de açúcar e programar 2 min. vel. 3 1/2 (as natas que usei montaram facilmente e em menos tempo, convém ir verificando para não passarem a manteiga; é para ficarem bem firmes).


Quando o bolo estiver frio, cortá-lo horizontalmente em duas parte, deixando a de cima mais fina que a de baixo. Picar a base do bolo com um garfo e deitar 1/3 da calda quente. Deixar arrefecer (coloquei no frigorífico para ser mais rápido). Depois de arrefecido barrar com o chatily e distribuir 250 gr de morangos cortados às rodelas por cima do mesmo. Colocar a parte de cima do bolo e regar com a restante calda. Decorar a gosto. Levar ao frigorífico cerca de 2 horas.

6 comentários:

Borboleta disse...

Que aspecto fantástico.... este bolinho deve ser uma maravilha, também adoro tudo o que leve morangos!!!!

sandra santos disse...

deve ser optimo... gostava de saber se fizer no dia anterior ele fica bom pa cantar os parabens no outro dia beijs

Mara Quinta disse...

Olá Sandra,
Até fica melhor se for feito de véspera, para o bolo absorver o molho e ficar húmido e fresco.
Beijinhos

sandra santos disse...

mt obrigado dp conto como correu so espero k o pessoal goste
beijinhos

EcoGerminar disse...

oBRIGADA PELA RECEITA!
No entanto, correu-me mal pois não coloquei o fermento, fiz de novo e esta maravilhosooo...
:)

Sara disse...

Gosto de comer esse tipo de coisa sempre cheira bem, eu espero que você tenha a chance de fazê-lo em minha casa com minhas filhas, embora eu não sou bom em cozinhar nada, então eu espero ter a chance de comer em algum lugar que aparece na página do restorando