quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo fresco de morango

A receita deste bolo vem na revista da Bimby - momentos de partilha, de Junho de 2011. Ando numa de morangos e todas as receitas que os tenham como ingrediente são meio caminho andado para as experimentar. Continuo à procura da receita ideal para o bolo de aniversário da Rita e esta anda lá perto. O único senão é mesmo a cobertura que é limitativa em termos de "enfeites" e não dá para escrever parabéns. De resto, é perfeito, quase divinal! Nunca tinha feito - nem nunca tinha visto qualquer receita - de uma massa assim. Fica tão leve, macia e fofa. Como gosto dos bolos húmidos, fiz de véspera, tal como sugerem na revista.


Ingredientes para o bolo:

6 ovos grandes

200 gr de açúcar

60 gr de farinha Branca de Neve Super Fina com fermento

120 gr de fécula de batata

1 colher de chá de fermento em pó


Ingredientes para a calda:

200 gr de açúcar

850 gr de morangos


Ingredientes para o chantily:

300 gr de natas (mínimo 33% de gordura e bem frescas; encontrei uns pacotes de litro no Intermarché que são especias para bater e resultaram muito bem)

50 gr de açúcar


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.

Colocar a borboleta, deitar no copo as claras e 100 gr de açúcar, programar 8 min., vel 4. Retirar e reservar.

Colocar no copo as gemas e 100 gr de açúcar e programar 4 min., temp. 50, vel. 3.

Adicionar a farinha, a fécula de batata, o fermento e duas colheres de sopa das claras batidas e programar 10 seg., vel. 3.

Juntar este preparado às claras batidas reservadas e envolver com a ajuda de uma vara de arames (não bater, é só envolver);

Colocar numa forma redonda, sem buraco, de aproximadamente 22 cm de diâmetro, previamente untada e polvilhada, e levar ao forno cerca de 35 min. (na receita diz 25 min., mas ao fim desse tempo, no meu forno, estava crú; convém ir verificando a cozedura);

Desenforme o bolo e deixe arrefecer completamente.


Para a calda, colocar no copo bem limpo 600 gr de morangos e 200 gr de açúcar e triturar 10 seg., vel.7. De seguida, programar 4 min., 90º, vel.2.


Para o chantily, colocar no copo bem limpo a borboleta, juntar as natas e 50 gr de açúcar e programar 2 min. vel. 3 1/2 (as natas que usei montaram facilmente e em menos tempo, convém ir verificando para não passarem a manteiga; é para ficarem bem firmes).


Quando o bolo estiver frio, cortá-lo horizontalmente em duas parte, deixando a de cima mais fina que a de baixo. Picar a base do bolo com um garfo e deitar 1/3 da calda quente. Deixar arrefecer (coloquei no frigorífico para ser mais rápido). Depois de arrefecido barrar com o chatily e distribuir 250 gr de morangos cortados às rodelas por cima do mesmo. Colocar a parte de cima do bolo e regar com a restante calda. Decorar a gosto. Levar ao frigorífico cerca de 2 horas.

6 comentários:

Borboleta disse...

Que aspecto fantástico.... este bolinho deve ser uma maravilha, também adoro tudo o que leve morangos!!!!

sandra santos disse...

deve ser optimo... gostava de saber se fizer no dia anterior ele fica bom pa cantar os parabens no outro dia beijs

Mara_Q disse...

Olá Sandra,
Até fica melhor se for feito de véspera, para o bolo absorver o molho e ficar húmido e fresco.
Beijinhos

sandra santos disse...

mt obrigado dp conto como correu so espero k o pessoal goste
beijinhos

EcoGerminar disse...

oBRIGADA PELA RECEITA!
No entanto, correu-me mal pois não coloquei o fermento, fiz de novo e esta maravilhosooo...
:)

Sara disse...

Gosto de comer esse tipo de coisa sempre cheira bem, eu espero que você tenha a chance de fazê-lo em minha casa com minhas filhas, embora eu não sou bom em cozinhar nada, então eu espero ter a chance de comer em algum lugar que aparece na página do restorando