quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Croquetes

Confesso que estes foram feitos pela minha mãe. Como a ajudei a passar pelo ovo e pão ralado ela deu-me meia dúzia e, acreditem, estavam muito bons! Eu também já os fiz, mas usei peitos de frango e carne de porco e, em vez do formato tradicional, fiz bolinhas e ficaram igualmente bons e apetitosos!
Ingredientes:
1/2 kg de carne de vaca (cortada em pedaços pequenos)
1/2 kg de carne de porco (cortada em pedaços pequenos)
1 cebola
2 a 3 dentes de alho
2 cenouras
1 tomate (ou 150 gr de tomate enlatado)
50 gr de azeite
5 ou 6 pedaços de chouriço ou linguiça (opcional)

Para o Béchamel:
600 gr de leite
200 gr de farinha
50 gr de margarina
Sal e noz moscada q. b.

Preparação:
Colocar no copo a cebola, os alhos, o tomate e as cenouras e picar 6 seg., vel. 5. Juntar o azeite e programar 7 min., temp. 100, vel. 1.

Quando terminar, adicionar a carne cortada em pedaços bastante pequenos, e programar 15 min., temp. 100, vel.1. Mexer de vez em quando com a espátula para ir soltando a carne. Quando terminar, deixar arrefecer um pouco, juntar o chouriço ou a linguiça e triturar 20 seg., vel. 8 até ficar bem triturada. Reservar a carne num recipiente e retirar o molho, de forma a que fique só a carne sem qualquer molho do estufado.
...
Molho Béchamel:
Colocar metade do molho da carne e adicionar o leite até perfazer 600 gr. de líquido no copo. juntar a farinha, a margarina, o sal e a noz moscada e programar 8 min., temp. 90, vel. 4.
...
Juntar o molho béchamel à carne e envolver com a espátula. Depois de arrefecer, guardar no frigorífico durante pelo menos um dia para que a massa fique dura e seja fácil moldar os croquetes. Estes devem ser enrolados com pão ralado, passados por ovo batido e novamente por pão ralado. Devem ser congelados e só depois fritos, para não abrirem no óleo.
...
Nota: Eu fritei-os sem congelar antes e não abriram.

1 comentário:

Isabel Pisoeiro disse...

Bem, esses croquetes devem ser deliciosos, a julgar pela preparação e ingredientes! Que saudades de comer uns assim caseiros... :P