sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Tarte de Pastel de Nata

Costumo tratar das minhas neuras na cozinha... e como não postava nada há 3 dias, pareceu-me bem fazer qualquer coisa que não fosse sopa para bebés de 4 meses. Como tinha uma embalagem de massa folhada quase a passar de validade, nada melhor que recorrer à Bimby para a rechear com algo bem docinho! Adoro esta tarte, principalmente quando ainda está morna. E sim... é um atentado contra todas as dietas de emagrecimento, mas vale pelo bem que faz à alma!

Ingredientes:
Massa folhada (pode ser de compra ou feita na bimby - a receita está no livro base)

Recheio:
250 gr de leite
250 gr de natas
170 gr de açúcar
50 gr de farinha
5 gemas
Casca de um limão
1 pau de canela

Preparação:
Coloque no copo todos os ingredientes do recheio, excepto a casca de limão e o pau de canela. Misture 20 seg. na vel. 4.
Coloque a Borboleta na lâmina.
Adicione o pau de canela e a casca de limão e programe 18 min., temp. 90, vel. 1 1/2.
Entretanto, estenda a massa folhada numa tarteira. Retire a casca de limão e o pau de canela e deite o preparado na forma. Coloque no forno pré-aquecido a 200 graus durante 25 a 30 minutos.

Notas: A receita original que está no Livro de receitas base é para fazer pastéis de nata. Mas como acho que dá uma grande trabalheira estar a pôr massa folhada e recheio num monte de formas minúsculas, faço logo a versão familiar do pastel de nata. Não deitem as claras para o lixo, dá para fazer bolo de claras (eu não gosto muito) ou suspiros, por exemplo.

2 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro esta tarte, já fiz muitas vezes, fica sempre óptima!!
A tua ficou com óptimo aspecto!!
Obrigada pelo teu comentário no meu cantinho, vou adicionar as tuas Bimbices à minha lista de visitas diárias! ;) Beijocas

Olinda Dinis disse...

Acabei de fazer essa tarte. Ainda não provei. A minha duvida é: Consegues tirar o recheio todo do copo? Como? Mesmo com aquela "colher" que da bimby eu não consegui tirar tudo. Ficou muito creme agarrafo ás laminas e no fundo :( Até para lavar foi dificil.