domingo, 13 de novembro de 2011

Bolachas de Natal

Este fim-de-semana, com os miúdos "semi-de-molho" e com as previsões de chuva e trovoada, deixámo-nos ficar por casa. Na sexta à noite, enquanto lhes lia uma história, Pedro e o Pinheirinho de Natal, em que o protagonista e a mãe fazem biscoitos, o João pediu-me para fazermos o mesmo, tendo ficado prometido para o dia seguinte. E assim foi. Fui buscar a receita aqui, acrescentei uma colher de sobremesa de cacau, a pedido do guloso do meu filho, que queria bolachas de chocolate, e fiz mais algumas alterações. Também não levei a massa ao frigorífico e deu para moldar perfeitamente. Deu para 4 tabuleiros de bolachas que entretanto já se evaporaram. Ficam mesmo boas!

Ingredientes:
1 ovo
1 gema de ovo
200 gr de açúcar
180 gr de manteiga sem sal
500 gr de farinha
1 colher de café de baunilha em pó
1 colher de sobremesa de cacau
2 ou 3 colheres de sopa de água

Preparação:
Colocar no copo a manteiga, o açúcar e a baunilha e programar 1 min., vel. 4.
Acrescentar o ovo, a gema, a água, a farinha e o cacau e programar 30 seg., vel. 4. Verificar a consistência de massa - tem que estar suficientemente firme para se estender com o rolo da massa, mas sem estar demasiado seca (em grumos) -  e, se necessário, acrescentar 1 colher de água. Programar mais 2 min., vel Espiga.
Retirar a massa e ir estendendo com o rolo. Cortar as bolachas com os moldes pretendidos, colocar num tabuleiro sobre papel vegetal (ou tapete de silicone) e levar ao forno a 180ºC cerca de 12/15 minutos. Retirar, deixar arrefecer e colocar num recipiente hermético para ficarem bem estaladiças.

Sem comentários: